RSS
"A VIDA NÃO IMITA A ARTE, IMITA UM FILME RUIM" Woody Allen ... mas a nossa vida imita um vencedor do Oscar de melhor filme!

domingo, 11 de março de 2012

NASCE O OSCAR

O Começo da Historia

Logo depois que Louis B Meyer, o todo poderoso na MGM e mais 35 nomes ligados à indústria do cinema, fundaram em maio de 1927, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, surgiu uma idéia: a criação de um premio para as obras e os artistas que mais se destacassem nas telas. Não demorou muito para o projeto se transformar em realidade: Em 06 de maio de 1929 aconteceu à primeira entrega do troféu ainda sem nome, referente aos filmes exibidos na cidade de Los Angeles entre 01 de agosto de 1927 a 31 de julho de 1929.


A primeira a ganhar a estatueta dourada de melhor atriz foi Janet Gaymor por “Sétimo Céu”, o melhor ator foi Emil Jannings por “Tentação da Carne” e o melhor filme foi “Asas”.

A estatueta criada pelo diretor de arte Cedric Gibbons e esculpida por George Stalin, forjada em bronze e folheada a ouro, com 25 cm de altura e 3,5 kilos, ficou pagã durante algum tempo, ate que em 1932 uma bibliotecária que trabalhava na academia, ao ver uma copia da estatueta sobre a mesa de um dos diretores, bradou: - Parece meu tio Oscar. O jornalista presente neste momento histórico se encarregou de divulgar o episodio e surgia assim a designação do premio mais cobiçado do cinema. Nascia o Oscar.
A TV transmitiu a cerimônia do Oscar pela primeira vez em 1953 quando “O Maior Espetáculo da Terra” ganhava o prêmio de melhor filme. Pelos direitos de transmissão a MBC-RCA, pagou cerca de 100 mil dólares e teve uma audiência de mais de 80 milhões de telespectadores. Em 1966 aconteceu a primeira transmissão a cores onde “A Noviça Rebelde” foi o melhor filme do ano.


A primeira atriz negra a ganhar o Oscar foi Hattie McDaniel escolhida como melhor atriz coadjuvante por “...E o Vento Levou” em 1939.

A tetra campeã Katharine Hepburn e a bi-campeã Glenda Jackson nunca estiveram presentes quando ganharam seus Oscars.

A indicação para melhor ator e atriz coadjuvante só foi criada na cerimônia do Oscar de 1937. A 1ª atriz a levar esse prêmio foi
Gale Sondergaard por “Adversidade” e o 1ª ator foi Walter Brennan por “Meu Filho é Meu Rival”. Entretanto os vencedores recebiam apenas um certificado, sendo substituído pela estatueta depois.


Os primeiros a ganharem as estatuetas como coadjuvantes no lugar das placas foi em 1944: Katina Paxinou por “Por Quem os Sinos Dobram” e Charles Coburn por “Original Pecado”.

A partir da cerimônia do Oscar de 1940, todos os vencedores foram mantidos em segredo até o momento da indicação.
Devido a 2ª guerra mundial, as estatuetas de todos os vencedores do Oscar de 1943, 1944 e 1945 eram feitas de plástico, sendo substituídas pelas de ouro depois.



O prêmio de melhor filme estrangeiro começou na cerimônia de 1949. O 1º Vencedor foi o francês “Monsieur Vincent – O Capelão das Galeras”

Nenhum comentário:

Postar um comentário