RSS
"A VIDA NÃO IMITA A ARTE, IMITA UM FILME RUIM" Woody Allen ... mas a nossa vida imita um vencedor do Oscar de melhor filme!

domingo, 11 de março de 2012

CURIOSIDADES: "É SEMPRE BOM GANHAR UM OSCAR..."


ACREDITEM SE QUISER HEHE

VERSUS

Quando Jane Fonda estrelou e produziu NUM LAGO DOURADO em 1981, chamou para interpretar seus pais no filme, seu pai verdadeiro HENRY FONDA e KATHARINE HEPBURN como sua mãe. Para assinar o contrato Katharine achou uma falta de respeito Jane não ter ido junto dela e seu pai num carro, pois preferiu ir no ônibus da turne de sua nova amiga Dolly Parton. Devido a isso Katharine quase negou fazer o filme.
Na cerimônia do Oscar, Jane perdeu como atriz coadjuvante, seu pai ganhou melhor ator, mas como estava doente, não compareceu e Jane aceitou o prêmio em seu lugar. Katharine foi a melhor atriz, transformando-a na única tetra campeã do Oscar. No dia seguinte, Katharine ligou para Jane e disse: "Se você tivesse ganhado e eu perdido, nós duas seriamos tri-campeãs do Oscar, mas você perdeu e eu ganhei. Agora você nunca mais vai me alcançar"
Tudo isso devido a reunião? Katharine não deve ter gostado de saber que seu 4º Oscar veio de um filme produzido por Jane. Jane por sinal, não sabia se brigava ou dizia obrigada, afinal era Katharine Hepburn, a musa do cinema.


QUANDO DIZER NÃO É UM PECADO

Alguns atores e atrizes negaram interpretar personagens que deram Oscar a outros astros, ou seja... ELES NEGARAM E OUTROS LEVARÃO hehe
Mancada de 5 atrizes ao mesmo tempo:




Anne Bancroft, Angela Lansbury, Geraldine Page, Jane Fonda e Ellen Burstyn negaram o papel que deu o Oscar de melhor atriz a desconhecida Louise Fletcher no filme “Um Estranho no Ninho” de 1975.



-------------------------------
Burt Lancaster e Rock Hudson sem motivos recusaram uma proposta irrecusável. Ser “Ben-Hur”. Em seu lugar, Charlton Heston ficou com o papel e ganhou o Oscar em 1959.

-------------------------------------
Henry Fonda cometeu o pecado maior. Negou estrelar “Rede de Intrigas”. Peter Finch ganhou o papel, morreu dias antes da cerimônia e ainda por cima ganhou um Oscar póstumo em 1976.

-----------------------------------
James Cann jogou 2 Oscars pela janela. Deve sentir remorso até hoje. Negou em 1975 atuar em “Um Estranho no Ninho”, filme que rendeu o Oscar de melhor ator para Jack Nicholson e em 1979 repetiu a dose, negou “Kramer VS. Kramer” que rendeu o Oscar de melhor ator para Dustin Hoffman e chegou a dizer ao diretor: “Jamais interpretaria um personagem burguês e babaca de classe media”.

---------------------------------------------
Kirk Douglas negou “Divida de Sangue” em 1965. Foi substituído por Lee Marvin que ganhou a estatueta.


ELES RECUSARAM O PRÊMIO
George C. Scott mandou uma carta dizendo que não queria o premio por sua atuação em "Patton - Rebelde ou Herói" (1970), sem muitas explicações. No palco uma espontânea Goldie Hawn abriu o envelope e surpreendeu-se ao ler o premio de melhor ator: “Meu Deus, é George C Scott”.

Marlon Brando deu uma de rebelde com causa. Em 1972 quando ganhou melhor ator em “O Poderoso Chefão” deu um grito de protesto. Enviou a cerimônia uma índia apache Sacheen Little-Feather para rejeitar a estatueta em nome de todos os índios americanos tratados com desprezos em filmes americanos para quase 1 bilhão de telespectadores.

INICIANTES DE OURO
Três atrizes começaram suas carreiras com o pé direito e ganharam Oscar de melhor atriz em sua estréia no cinema. Foram elas: Shirley Booth em “A Cruz da Minha Vida” de 1952; Barbra Streisand por “Funny Girl – A Garota Genial” em 1968 e Marlee Matlin em “Filhos do Silêncio” em 1986.

EMPATE NA CABEÇA


Só houve empate na escolha de melhor ator e atriz duas vezes na historia do Oscar. Em 1932, Fredric March por “O Médico e o Monstro” e Wallace Beery por “O Campeão”.
Entre as mulheres, o empate ocorreu em 1968 quando Barbra Streisand por “Funny Girl – A Garota Genial” dividiu a premiação com Katharine Hepburn por “O Leão no Inverno”.




OS AZARÕES


Entre os homens, Richard Burton e Peter O´Toole foram os recordistas entre os atores indicados que nunca ganharam o Oscar. Receberam 7 nomeações cada um. Do lado das mulheres Deborah Kerr puxa o bloco dos azarões com 6 indicações. Deborah e O´Toole foram homenageados com o Oscar honorário no final de suas carreiras. Burton morreu sem esse privilegio.

QUANDO TALENTO NÃO TEM IDADE
Mais velho melhor ator – Henry Fonda – 76 anos - Num Lago Dourado, em 1981.
Mais velha melhor atriz – Jessica Tandy – 80 anos - Conduzindo Miss Daisy, em 1989.
Mais velho ator coadjuvante – Christopher Plummer – 82 anos - Toda Forma de Amor, em 2012.
Mais velha atriz coadjuvante – Peggy Ashcroft – 77 anos - Passagem Para a Índia, em 1984.


OS MAIS NOVOS A GANHAR UM OSCAR
Mais jovem melhor ator – Richard Dreyfuss – 29 anos – A Garota do Adeus, em 1978.
Mais jovem melhor atriz - Janet Gaymor – 22 anos – Sétimo Céu, em 1928.
Mais jovem atriz coadjuvante – Tatun O´Neal – 10 anos - Lua de Papel, em 1973.
Mais jovem ator coadjuvante – Timothy Hutton – 19 anos – Gente Como a Gente, em 1980.

Diretores queridinhos

John Ford – Único tetra campeão como melhor diretor: em 1935 “O Delator”, em 1940 “As Vinhas da Ira”, em 1941 “Como Era Verde o Meu Vale” (dois anos seguidos) e em 1952 “Depois do Vendaval”.

Tri campeões

Frank Capra em 1934 por “Aconteceu Naquela Noite”, em 1936 por “O Galante Mr. Deeds” e em 1938 por “Do Mundo Nada se Leva”.

Willian Wyler - Em 1942 por “Rosa da Esperança”, 1946 “Os Melhores Anos de Nossas Vidas” e em 1959 “Ben-Hur”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário